quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Edital de propostas para exposição na Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú

A Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, abre de 16 de novembro a 20 de dezembro de 2010, inscrição para propostas de exposição em seu espaço para o ano de 2011.
As exposições visam a divulgação do artista e a discussão de suas obras, oferecendo oportunidade para o reconhecimento artístico do seu trabalho.

1. DA PROPOSTA
1.1 As propostas poderão contemplar a realização de exposições individuais e coletivas, apresentadas por artistas ou grupos de artistas, utilizando as técnicas de pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia e outras, além de objetos e instalações, desde que não tenham realizado exposição individual ou coletiva na Galeria Municipal de Arte no ano anterior ao prazo de inscrição estabelecido neste edital.
1.2 As propostas serão analisadas por comissão formada por representantes das artes visuais e por funcionários da Fundação Cultural e da Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, nomeados pelo Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Depois de selecionadas pela comissão, as propostas serão apresentadas ao Conselho Municipal de Cultura para homologação.
1.3 A Galeria Municipal de Arte se guarda o direito de reservar algumas datas para exposições de artistas ou grupos locais.

2. DA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições de propostas para exposição são gratuitas e deverão ser entregues na Galeria Municipal de Arte ou enviada pelo correio até o dia 20/12/2010 (valendo a data de postagem), em envelope endereçado para:

Galeria Municipal de Arte - Proposta de Exposição
Rua 2412, 111 – Centro
88330–440 - Balneário Camboriú/SC
Fones: (47) 3366-5491/ 3366-5325

2.2 Não serão aceitas obras para efeito de inscrição.
2.3 Não serão aceitas propostas por fax ou e-mail.
2.4 As inscrições efetuadas pelo correio deverão conter envelope subscrito e selado, no mesmo valor da remessa para inscrição, com vistas à posterior devolução do material para o caso de não serem aceitas. Já as inscrições não selecionadas, feitas na própria Galeria, ficarão à disposição do(s) artista(s) até 26 de fevereiro de 2011.

3. DA DOCUMENTAÇÃO
3.1 Os artistas ou grupos interessados deverão enviar proposta em forma de portfólio, em papel formato A4 e em CD/DVD com textos em formato editável (Word, BrOficce, etc), contendo os seguintes documentos:
a) Currículo sucinto do artista, formação artística e principais exposições e prêmios. No caso de grupo, currículo de todos os participantes da proposta.
b) Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, cidade onde nasceu e cidade onde reside atualmente.
c) Endereço completo, telefone, e-mail.
d) Fotos ou fotocópias em papel (tamanho 15 x 21 cm): mínimo de 10 (dez) fotos coloridas das obras a serem apresentadas na exposição e especificando no verso de cada uma delas: nome do autor, título da obra, técnica utilizada, dimensões e ano em que a obra foi produzida. As fotos das obras no CD/DVD devem estar em jpg com qualidade de 300 dpi.
e) Cópias de catálogos, reportagens, publicações, comentários e críticas de exposições já realizadas.
f) Temática, título, texto explicativo da exposição (mínimo uma página em fonte 12) e quantidade de obras a serem expostas, contendo dimensões e técnicas das mesmas, levando em conta espaço físico da Galeria (planta em anexo).
g) Trabalhos experimentais que explorem suportes e materiais não usuais deverão vir acompanhados de ilustrações, esquemas, maquetes ou vídeos e texto explicativo sobre o manuseio e montagem dos mesmos. Deverá ser respeitada a estrutura física do espaço.

4. DA SELEÇÃO
4.1 Adequação da proposta ao espaço físico.
4.2 Qualificação da proposta: originalidade, qualidade técnica das obras.
4.3 Grau de expectativa de interesse do público: projeto inédito, atratividade do tema.
4.4 Perspectiva histórica e de contribuição ao enriquecimento sócio-cultural da comunidade.
4.5 O artista deve ter no mínimo três exposições coletivas ou uma individual em espaço oficial ou de notório valor cultural.

5. DAS COMPETÊNCIAS
5.1 Da competência da Galeria Municipal de Arte
a) Recebimento das propostas.
b) Apresentação das propostas selecionadas ao Conselho Municipal de Cultura.
c) Comunicação, por ofício, dos resultados aos artistas selecionados ou não.
d) Planejamento do cronograma e coordenação das exposições.
e) Conservação das obras durante o período da exposição.
f) Impressão e postagem dos convites.
g) Divulgação na imprensa mediante release e material fotográfico fornecido pelo artista.
h) Disponibilização do espaço físico, no mínimo dois dias antes da inauguração da exposição.
i) A Galeria Municipal de Arte não se responsabiliza por eventuais danos causados às obras devido a embalagens e transporte incorretos.
j) A Galeria Municipal de Arte não se responsabiliza por qualquer pagamento devido pelo proponente, referente à exposição realizada, nem responde por qualquer transgressão às leis por ele praticada.
k) A Galeria Municipal de Arte não se responsabiliza pela compra de embalagem para as obras expostas. A embalagem utilizada pelo artista para o transporte de sua obra será a mesma utilizada pela Galeria Municipal de Arte no término da exposição.
l) A Galeria Municipal de Arte não se responsabiliza pelo transporte do material a ser exposto, nem com o transporte do artista ou sua estadia na cidade, ficando a cargo exclusivo do expositor.
5.2 Da competência do artista
a) Assinar o Termo de Responsabilidade com a Galeria Municipal de Arte para oficializar a exposição.
b) Encaminhar à Galeria Municipal de Arte, no mínimo 60 (sessenta) dias antes da exposição, atualização de dados ou outros materiais solicitados pela Galeria.
c) Entregar o material a ser exposto no prazo de 05 (cinco) dias úteis antes da inauguração.
d) Responsabilizar-se pelos encargos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como de materiais e equipamentos específicos para montagem, não disponíveis na Galeria Municipal de Arte.
e) Gastos pessoais com passagem, estadia e alimentação são por conta do artista.
f) As obras enviadas pelo artista devem estar apropriadas para serem expostas com molduras, vidros, velcro, ganchos, suportes etc. para a fixação adequada na Galeria Municipal de Arte.
g) Participar de encontros com a comunidade dentro das atividades de ação educativa na Galeria Municipal de Arte.
h) Doação de uma obra da exposição ao acervo da Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, já no momento da montagem da exposição.
i) Retirar as obras da Galeria Municipal de Arte no prazo de até 03 (três) dias após o término da exposição. As obras não retiradas no prazo de 15 (quinze) dias após o término da exposição serão automaticamente remetidas ao artista expositor com todas as custas de embalagem e transporte a cargo do mesmo.

6. DA COMERCIALIZAÇÃO DAS OBRAS
6.1 Fica a critério do proponente a comercialização ou não das obras.
6.2 As obras poderão ser comercializadas pela Galeria Municipal de Arte ou pelo proponente, sendo que em caso de venda de obra exposta, deverá ser destinado 10% do valor da venda à Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
6.3 A negociação das obras deverá ser feita diretamente entre o artista e o comprador, isentando-se a Galeria Municipal de Arte e a Fundação Cultural de qualquer responsabilidade nessa transação.
6.4 As obras vendidas somente poderão ser retiradas da Galeria ao término da exposição.
6.5 A entrega das obras aos compradores será de inteira responsabilidade do artista.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 A seleção da proposta não garantira a exposição, que só se efetuará com a assinatura do Termo de Responsabilidade de uso do espaço da Galeria Municipal de Arte.
7.2 Os artistas selecionados ficam impedidos de modificar a proposta (projeto) apresentada, salvo com expressa autorização da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
7.3 As propostas selecionadas, poderão ocupar o espaço individualmente ou em conjunto com propostas de outros artistas, respeitando as linguagens de cada um.
7.4 Comunicar por escrito a eventual desistência, no mínimo 60 dias antes da data agendada para a exposição, acarretando na impossibilidade de participar de novo edital por 04 (quatro) anos, salvo em caso de justificativa plausível.
7.5 Em caso de grupo convidado, fica vedada a apresentação de proposta individual de seus integrantes.
7.6 Fica proibida a apresentação de propostas por parte de funcionários, efetivos ou contratados, da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, suas autarquias, membros de Conselhos Municipais, bem como de seus parentes em primeiro grau, salvo em propostas coletivas (grupos).
7.7 O não cumprimento de qualquer item deste edital, acarretará na imediata exclusão do processo de seleção.
7.8 A comissão de seleção é soberana e autônoma em suas decisões, das quais não caberão recursos.
Balneário Camboriú, 11 de novembro de 2010.




EDUARDO MENEGHELI JUNIOR
Presidente da Fundação Cultural

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aportes Deslocados/Galeria Modernidade



Abre no dia 24 de novembro a Exposição Aportes Deslocados na Galeria Modernidade. A mostra apresenta trabalhos em fotografia, pintura e fotograma. Integram a exposição trabalhos das alunas premiadas no XIII Salão de Artes Visuais da Feevale: Adriana Cappelatti, Amanda Borges, Cristina Morassutti, Danieli Ganassini e Tereza Preussler. O período de exposição de 24 de novembro a 04 de dezembro de 2010.

Abertura e encontro com as artistas dia 24 de novembro de 2010, às 20:00h.


Contato das artistas:
Adriana Cappelatti - 9996.3976
Amanda Borges - 8177.8282
Cristina Morassutti - 8189.8688
Danieli Ganassini - 9659.8940
Tereza Preussler - 9966.8831

Projeto Desmontagens 11ª Edição

Evento que integra as atividades do Festival de Artes do curso de Artes Visuais da Feevale



Lançamento do Livro ATELIER SUBTERRÂNEA
Terça-feira, 23/11, das 20h45min às 22h
Salão de Atos do Campus I da Feevale.

Palestra: Educação Estética e Poética do Cotidiano

Apresentação
A palestra Educação Estética e Poética do Cotidiano faz parte da programação da V Formação DVDteca Arte na Escola – ampliando limites: pesquisa, processos e avaliação, que ocorre durante o segundo semestre de 2010. A palestra com a Professora Dra. Marly Meira tem como proposta apresetnar um modo de pensar o papel da arte na relação entre natureza, cultura e gestualidade corpórea no agora vivencial contemporâneo. Propõe também um modo de pensar este processo em termos de ação poética que se manifesta corporalmente através de afetos e perceptos, atitudes, modos de configurar imagens ligadas a vivências cotidianas (palavras, imagens, interfaces de saberes, práticas e sensibilidade a problemas vinculados à sensações).

Público-alvo
Professores de artes e participantes do Projeto Polo Feevale Arte na Escola. Acadêmicos e graduados na área de Artes, Letras, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Formação Pedagógica e História.

Período: 26/11/2010
Evento de Curta Duração
Horário: 19h15min às 22h15min
Carga horária: 3h
Inscrição: Inscrições até o dia 24/11/2010
Local: Salão de Atos - Feevale/ campus I
Certificado: Será emitido certificado por participação.

Realização
Coordenação: Profª Me. Caroline Bertani da Silva e Profª Esp. Silvana Maranzana da Silva
Promoção: Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes / ICHLA/ Curso de Artes Visuais/Licenciatura
Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom

Festival de artes

Apresentar a produção artística dos cursos graduação e pós-graduação em Artes e dos projetos de extensão do programa de produção artística e cultural, destacando o processo de criação desenvolvido pelos acadêmicos nas diferentes linguagens. O festival vai ocorrer entre os dias 23 e 24 de novembro no Campus I - Feevale - Novo Hamburgo.

23/11

19h às 22h - Pinacoteca: Visor (mostra de videoarte).
20h - Salão de Atos CI: Lançamento do livro do Atelier Subterrânea.

24/11

19h30 às 22h - Corredores: Exposição de trabalhos das diferentes disciplinas; Pinacoteca: Sarau na Pinacoteca, com a participação de alunos, projetos Movimento Coral, Teatral e convidados; Pátio: Intervenção nos tapumes e Projeções fotográficas; Salão de Atos: Intervenções do Movimento Teatral Feevale; Corredores e intervenção em salas: Contação de histórias - Movimento teatral
20h - Em frente aos Ateliers 1 e 2: Queimas Alternativas para Cerâmica.

Maiores Informações:
Universidade Feevale - www.feevale.br + 55 51 3584.7106 - + 55 51 3586.8800 - ramal 7122marketingc1@feevale.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Semana acadêmica - Artes Visuais


COLECIONISMO é o tema do próximo número da revista Continuum Itaú Cultural


Todos podem participar enviando projetos de reportagem para a seção Deadline ou trabalhos artísticos para a seçãoÁrea Livre, respeitando o tema da edição: colecionismo. Os trabalhos artísticos podem ser: fotos, cartuns, ilustrações, gravuras digitalizadas, poemas, pequenos contos ou mesmo textos reflexivos, entre outras manifestações artísticas. Os trabalhos selecionados pela redação serão publicados na revista impressa de janeiro-fevereiro de 2011 e/ou na versão virtual http://itaucultural.org.br/continuum .
 
Sobre o tema
Colecionar objetos, sejam eles artísticos, sejam eles bens de consumo, é uma das características que diferenciam as pessoas e marcam um dos aspectos mais interessantes de sua personalidade. Colecionadores são pessoas obstinadas por natureza, capazes de grandes proezas para adquirir seu objeto de desejo. A revista tocará nesse aspecto, mas também mapeará diferentes tipos de coleções e o trabalho envolvido em sua manutenção (sejam elas coleções físicas ou virtuais). Estendendo o conceito de colecionar, a revista se deterá em mostrar diferentes acervos artísticos, provenientes de variadas expressões artísticas, de memorabilia e de objetos de importância histórica e científica.
 
Como enviar trabalhos [todos os trabalhos - reportagem ou artísticos - deverão ser enviados para o e-mailparticipecontinuum@itaucultural.org.br ]
 
- Seção Deadline (projetos de reportagem)
Esta seção é destinada somente a graduandos de todos os cursos.
Adiantamos que o projeto de reportagem deverá conter apenas 1400 caracteres (01 lauda). O proponente do projeto selecionado, posteriormente, concluirá a matéria de reportagem, com o acompanhamento da redação da revista.Saiba como enviar o projeto e prazos acessando http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=1185  .
 
Prazos para a seção Deadline
. até 16 de novembro de 2010 - prazo para recebimento de projetos (pauta de até 1400 caracteres/01 lauda)
. de 16 a 18 de novembro - período de seleção dos projetos
. 18 de novembro de 2010 - divulgação do projeto selecionado
. de 18 e 22 de novembro de 2010 - período de recebimento de documentos do estudante do projeto selecionado (conforme previsto no regulamento)
. até 28 de novembro de 2010 - data limite de envio da matéria jornalística concluída
 
 
- Seção Área Livre (trabalhos artísticos)
É a seção do leitor, todos podem participar, não é necessário ser estudante.
Acesse http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=695 e saiba com enviar trabalhos artísticos ou textos reflexivos com o tema Colecionismo.
Se você optar por enviar imagens, salve-as em formato jpg, no mínimo 300 dpi de resolução e 1MB de tamanho.
 
Prazos para a seção Área Livre
. até 10 de dezembro para a revista impressa. Após o prazo de 10/12 e até 10 de fevereiro, os trabalhos artísticos recebidos e selecionados serão publicados somente na versão online da revista.
 
Dúvidas sobre o conteúdo ou formas de envio também no e-mail participecontinuum@itaucultural.org.br  
 
Contamos com a sua participação e pedimos para o colega divulgar esta iniciativa em sua rede social.  Muito obrigado.
 
contato:
Luiz Pedreira Jr | Itaú Cultural | Comunicação Dirigidaitaucultural@comunicacaodirigida.com.br | Tel 11 3881-1710 | 11 8405-4664

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Convivências - 10 anos da Bolsa Iberê Camargo

A artista e professora Glaucis de Morais, do curso de Artes Visuais da Feevale, participa da exposição comemorativa dos dez anos da Bolsa da Fundação Iberê Camargo. Como apontado no próprio site da Fundação: "Criada em 2001, a Bolsa Iberê Camargo reverencia a produção artística nacional com um dos prêmios mais significativos da área. Promovida pela Fundação, a Bolsa envia, anualmente, artistas visuais para uma temporada de aperfeiçoamento em um centro de arte internacional. O prêmio homenageia Luiz Aranha, mecenas de Iberê no início de sua carreira no Rio de Janeiro". Glaucis de Morais foi contemplada na terceira edição da Bolsa, com o projeto Reservado / Réservé, desenvolvido na Cité Internationale des Arts, em Paris / França.


Convivências - 10 anos da Bolsa Iberê Camargo
Abertura: 11 de novembro de 2010, das 19h às 22h.
Exposição: 12 de novembro a 20 de fevereiro de 2010, de terça a domingo das 14 às 19h, quinta das 14 às 21h.

III Convocatória de Arte - Arte em Quadrado / Espaço Arte Um

Casa Rima - estamparia