domingo, 19 de junho de 2011

Convite para Encontro de Formação em Arte Contemporânea - Fundação Bienal de SP



O Educativo da Fundação Bienal de São Paulo convida para o Encontro de Formação em Arte Contemporânea,  decorrente do projeto 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, no qual serão expostas obras que fizeram parte da mostra em São Paulo.

Essa formação tem como principal objetivo discutir questões da arte contemporânea e seu ensino, além de apresentar os conceitos da 29ª edição. O encontro é destinado a professores, educadores de organizações não-governamentais, profissionais da educação em geral e estudantes.

Data do Encontro: 28 de junho de 2011.
Local: Praia de Belas Shopping Center | Av. Praia de Belas, 1181 - Porto Alegre
Horário: 17h às 20h


Caso você não consiga acessar o link para inscrição, por favor copie o seguinte endereço no seu browser:

Professora e graduada da Feevale participam da exposição 72 Horas



Está aberta a exposição do Projeto 72 horas, na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre). A exposição é fruto da residência artística ocorrida durante 72 horas, em abril deste ano, no Atelier Livre, na qual nove artistas ficaram imersos, por três dias e três noites, convivendo, refletindo e criando.

Entre os artistas, está a professora do curso de Artes Visuais da Feevale Denise Helfenstein e a egressa Claudia Sperb. Os outros artistas são Carlos Asp, Felipe Caldas, Gelson Radaelli, Rodrigo Núñes, Marcelo Monteiro, Túlio Pinto e Wilson Cavalcanti (Cava). A doutora na área de história, teoria e crítica de Arte Maria Amélia Bulhões também faz uma participação especial.

A visitação pode ser feita, gratuitamente, até o dia 3 de julho: nas segundas-feiras, das 14h às 21h; de terças a sextas-feiras, das 10h às 21h; e nos sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h. 

sábado, 11 de junho de 2011

Abertura da exposição LIBRIS, na Chico Lisboa

A exposição Libris, das artistas Clara Figueira, Mara Radé e Maristela Winck (egressa da pós-graduação da Universidade Feevale) tem abertura dia 11 de junho, das 17 às 20h, no Espaço Cultural Chico Lisboa, em Porto Alegre.



Exposição ‘Quadrado do Espírito’, de Yara Baungarten



‘Quadrado do Espírito’, exposição de Yara Baungarten - egressa da pós-graduação da Universidade Feevale - reúne gravuras, serigrafias, vídeos e instalação com inspiração em obras de alquimistas. As obras da artista visual e jornalista aportam na Galeria de Arte da UCS, no Campus 8, entre 14 de junho e 06 de julho, em Caxias do Sul (RS). O evento tem abertura às 19h30 do dia 14 de junho, seguido de palestra com a artista.

Caxiense, Yara Baungarten expõe pela primeira vez em sua terra natal. A artista deu início ao projeto com uma série de gravuras, iniciada em 2007, que já foram exibidas em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Criciúma (SC). São monotipias que utilizam técnica da gravura em metal e fazem referência a trabalhos do alquimista Giordano Bruno. A exposição inclui também serigrafias em tecido em grande formato e três vídeos com animações de detalhes das gravuras, com trilha sonora do músico e terapeuta argentino Daniel Namkhay e edição do jornalista e escritor Rodrigo dMart. Mas a novidade da mostra é uma instalação que utiliza projeção de vídeos em tecidos, com a qual o público pode interagir, intitulada “Videotipia do Espírito”.

A curadoria da exposição é de Ana Zavadil, com apoio dos alunos de curadoria Flávio Drum de Almeida, Raquel Longhi, Simone Aguiar Dal Bosco e Suzana Pezzi, disciplina ministrada pela professora Mara Galvani. “Quadrado do Espírito” integra o calendário de eventos do Projeto Mostra UCS Campus 8  Cidade das Artes, organizado pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, com coordenação da Profa. Mara Galvani. A realização é da Universidade de Caxias do Sul, Pró-Reitoria Acadêmica, Centro de Artes e Arquitetura e, com o apoio do Arte na Escola/Polo UCS, Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura e Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (APROMONTES). “Quadrado do Espírito” é um projeto de Yara Baungarten, com produção e divulgação da Imagina Conteúdo Criativo.

Serviço do evento

Exposição “Quadrado do Espírito”, Yara Baungarten
Séries de gravuras, serigrafias, vídeos e instalação
De 14/06 a 06/07 - Galeria de Arte da UCS (Universidade de Caxias do Sul), Campus 8
RS 122, Km 69 s/nº - Caxias do Sul - RS
Abertura: 14/06, 19h30, na Galeria de Arte, seguida de palestra com a artista no Auditório Marelli
Site: www.ucs.br/ucs/extensao/agenda 

Sobre a artista: 
Yara Baungarten, 1981, natural de Caxias do Sul (RS), é artista visual, fotógrafa e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (FEEVALE). Em novembro de 2009, foi considerada Artista do Ano na categoria “Fotografia e Cinema” no 1° Prêmio Artistas Gaúchos, promovido pelo site Artistas Gaúchos. Sua série de monotipias Quadrado do Espírito foi exposta na Capital, em Novo Hamburgo e em Criciúma (SC). Quadrado do Espírito foi o tema de sua primeira mostra individual, que ocupou o T Cultural Tereza Franco da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em maio de 2008. Em 2010, montou a exposição e performance Duplas Pontas/Pontas Duplas, ao lado do músico e escritor Rodrigo dMart. Seu mais recente projeto de artes visuais chama-se Imagens Marionetáveis e trata da hibridação entre o teatro de bonecos, o vídeo e a fotografia. Este trabalho foi exposto na Galeria da ESPM, em outubro de 2010, sendo a sua segunda exposição individual.

Mais sobre Yara Baungarten:

www.imaginaconteudo.wordpress.com


Coro Feevale apresenta pré-estréia de repertório

Acontece no dia 17 de junho, sexta-feira, a pré-estreia do repertório musical do Coro Feevale. O evento terá início 20h45min no Salão de Atos do Campus I, nesta Universidade.

A apresentação visa mostrar à comunidade o repertório que os cantores levarão ao 2º Canta Del Rei – Festival Nacional de Corais, que acontecerá em São João Del Rei (MG), de 23 a 26 de junho. As músicas, essencialmente brasileiras, foram preparadas especialmente para esta viagem.

O Coro Feevale é formado por 21 cantores, em sua maioria universitários, e aberto à comunidade. Entre seus objetivos está o crescimento musical de seus participantes através do aprimoramento da percepção musical, técnica vocal e artística. Os ensaios ocorrem às sextas-feiras, a partir das 19h30min, no Campus I.

Todos os interessados em assistir a pré-estreia podem participar, pois o evento será aberto à comunidade e a entrada, franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-880 ramal 7151 ou pelo e-mail movimentocoral@feevale.br.

Projeto de intercâmbio virtual: Criando um Museu Contemporâneo

Inicia nesta semana o projeto Criando um Museu Contemporâneo, a partir da escolha de trabalhos segundo critérios que priorizem a produção de arte contemporânea através de suas múltiplas linguagens, alunas/os da Universidade Feevale em parceria com a Universidade de Passo Fundo irão elencar obras que deveriam fazer parte de um museu, assim, elas/os terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre arte contemporânea, bem como construir um acervo virtual de obras que possam ampliar seus conhecimentos de Estética e sobre Museus na contemporaneidade.

O objetivo geral é a realização de um percurso teórico-imagético-analítico que reflita sobre mudanças de paradigmas na arte contemporânea e nos museus. Desta forma se deseja abordar a questão arte e museu na contemporaneidade, sua constituição, funções e critérios e o contexto eletrônico onde as obras seriam inseridas oportunizando a análise e discussão entre pares (alunos de artes) conceitos, critérios da arte hoje e dos museus e sua interface com a tecnologia. Outros objetivos são experenciar práticas de museologia e museografia na contemporaneidade; adquirir maiores conhecimentos sobre arte contemporânea; realizar o exercício da escrita em arte a partir da construção de critérios que justifiquem a escolha das obras; e, promover o intercâmbio entre duas instituições de ensino formadoras de profissionais da área de artes visuais.

A iniciativa é da Profa. Margarida Pantaleão, do Curso de Artes Visuais, da Universidade de Passo Fundo. Por parte da Universidade Feevale, o projeto tem como responsáveis Caroline Bertani e Rosa Maria Blanca, professoras do Curso de Artes Visuais. As alunas da Universidade de Passo Fundo que participam são: Nathalia Brasil, Eveline Concatto, Jéssica Roman Pires, Thais Toazza, Juliana Martini, Karina Dill Migott, Sheila Almeida, Valquíria César Ponciano, Viviane Haack, Andrieli Cecconello, Lidiane Kleim Meira, Lucimara Cazagranda, Juliana Coldebella e Janice Deon. Da Universidade Feevale estão participando Ana Paula Schoninger Van Grol, Carina Mallmann, Cristiani Montemezzo, Cristina Morassutti, Diego de Menezes Dourado, Geisebel Konrad, Paloma Schneider, Patricia Trovo e Tereza Preussler.