quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pinacoteca expõe esculturas de Mauro Fuke

Mostra intitulada “Esculturas” começa no dia 3 de outubro e segue até 1º de novembro


O mês de outubro iniciará com a exposição "Esculturas" de Mauro Fuke, exposta na Pinacoteca da Universidade Feevale, no Campus I. O evento, que dará continuidade ao projeto "Exposição Mauro Fuke Pinacoteca Feevale: 2010-2011" é uma oportunidade para que os alunos do curso de Artes Visuais da Instituição e comunidade interessada apreciem as obras do escultor gaúcho.

O projeto teve início em maio 2010, quando o artista palestrou na universidade. No primeiro semestre de 2011 ele recebeu alunos e professores da Feevale em seu ateliê para compartilhar procedimentos de trabalho e estudos para as esculturas e materiais, oportunizando assim a aproximação do grupo com o seu mundo artístico. A exposição gratuita conta com peças produzidas em 2010 e 2011, tendo início no dia 3 de outubro e seguindo até 1º de novembro. No dia da abertura também haverá um encontro com o artista na Pinacoteca, a partir das 20h30min. Informações pelo telefone (51) 3584.7148.

Mauro Fuke

O artista estudou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha principalmente com escultura em madeira. A habilidade técnica sempre caracterizou sua produção. O uso da matemática e de softwares de modelagem tridimensional têm sido importantes na elaboração de suas obras. Conheça a obra: http://www.mauro-fuke.blogspot.com/

Serviço:
Exposição Esculturas Mauro Fuke
Período: 3 de outubro a 1º de novembro
Local: Pinacoteca - Campus I da Feevale
Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo
Entrada: gratuita
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h30min às 17h

Fonte: Divulgação Feevale

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Programa Rede Nacional Artes Visuais da FUNARTE

O programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais vai selecionar 45 projetos em todo o País. Serão R$ 1,35 milhão para viabilizar oficinas artísticas e de qualificação, workshops, palestras, performances, seminários, intervenções, além de outras atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem. Cada um dos contemplados receberá prêmio de R$ 30 mil. Em sua oitava edição, o programa tem como objetivo promover o intercâmbio entre as regiões do País, por meio de uma série de atividades ligadas às artes visuais, além de capacitar artistas e técnicos, e estimular a formação de público.As inscrições estão abertas até 3 de outubro. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, que atuam na área de artes visuais. Os interessados devem preencher formulário, na página da Funarte na internet, e encaminhá-lo juntamente com o projeto, pelo correio, para o Centro de Artes Visuais (Rua da Imprensa nº 16, 13º andar, sala 1303, Centro – CEP 20030-120, Rio de Janeiro, RJ).

O edital e ficha de inscrição do Programa Rede Nacional Artes Visuais da FUNARTE podem ser conferidos nos links abaixo. As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro.




Mais informações no site:

Fonte: divulgação

Isaías Ribeiro no Espaço Arte Um



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Concurso Dasartes nas Universidades - até 15 setembro

Dasartes nas Universidades é um projeto da Revista Dasartes concomitante com as faculdades de arte.
O objetivo é promover a interação entre os alunos, a instituição e a revista da seguinte forma:

A cada edição da Dasartes será disponibilizado na seção “Arte a Z” um espaço para uma faculdade escolhida. Nele, além de falar do trabalho desenvolvido, publicaremos o trabalho de dois alunos escolhidos através de um concurso. Pediremos para que os estudantes nos enviem seus trabalhos para a nossa redação.
Ambos os trabalhos serão publicados na seção “Arte a Z” e no nosso site em “Notícias” serão publicados os trabalhos com um ”sobre” dos estudantes, estimulando assim, a sua arte e reconhecimento. Ao fim do período (até a edição de dez/jan) será feito um novo concurso entre os vencedores de cada edição para concorrer a destaque no anuário de 2012. O anuário Dasartes é um guia que circula o Brasil inteiro com
as principais exposições nacionais, internacionais, feiras, galerias e também contém artistas renomados e artistas que foram revelação no ano que passou. O grande vencedor do concurso final ganhará uma página com seu nome e obra(s). Lembrando que o anuário tem circulação nacional, é peça importante para diversos museus e galerias e é guia para muitos artistas, curadores, galeristas.

Do trabalho:

Serão aceitos todos os tipos de trabalho de artes: fotografias, pinturas, desenhos, esculturas, etc. O estudante poderá enviar até três imagens do seu trabalho para imagens@dasartes.com, podendo ser de obras diferentes.
O concurso teve início em 15 de agosto de 2011 e fechamento em 15 de setembro de 2011.

Da seleção:

A seleção será feita pelos nossos editores de acordo com a proposta abordada e dentro dos pré-requisitos.

Pré-requisitos:

- Estar devidamente matriculado no curso de ARTES da FEEVALE.
- Caso tenha participado de alguma exposição, especificar qual/ais.
- Os trabalhos devem conter obrigatoriamente um nome e uma explicação da obra.
- Enviar portfólio

Do resultado:

O resultado sairá em 20 de setembro de 2011 estipulada no site, redes sociais e na próxima edição da revista.

Da premiação:

Os vencedores serão contemplados com:
1º) Assinatura da Revista por 1 ano + concorrer ao Concurso final para o anuário
2º) Assinatura da Revista por 6 meses

Boa sorte a todos!

Para mais informações: Dasartes 21 2266-1756 ramal 22 e http://www.dasartes.com/

Sobre a Dasartes

Lançada em junho de 2008, a revista Dasartes foi idealizada por Liege Gonzalez, atual editora executiva da revista. Com 29 editorias, a publicação abrange todo o universo relacionado às artes plásticas do Brasil e do mundo. A revista é bimestral, com tiragem de 15 mil exemplares. O site (www.dasartes.com) tem aproximadamente 40 mil acessos mensais. O público-alvo concentra-se principalmente em colecionadores e profissionais da arte como galeristas, museólogos, críticos e estudantes.
Formada por um time de 36 colaboradores em constante renovação, a equipe da Dasartes conta com especialistas e mestres em artes plásticas, a exemplo da jornalista e mestre em história da arte Fernanda Lopes, o artista plástico Artur Lescher, cujas obras estão expostas nos principais museus do país, como MAM SP, Pinacoteca SP e Belas Artes do Rio de Janeiro; o galerista e leiloeiro James Lisboa, o diretor do Museu da Arte Contemporânea de Niterói Guilherme Bueno, que também é editor da revista, entre outros.

Fonte: divulgação Dasartes

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VIII Seminário Nacional de Artes Visuais da Feevale

Seminário nacional discute a invenção na arte contemporânea



Guto Lacaz, artista multimídia, desenhista, ilustrador, designer, cenógrafo e editor de arte de revistas, realizou ontem, dia oito de setembro, a palestra Inveja, Vergonha e Medo, abrindo as atividades do VIII Seminário Nacional de Artes Visuais: trânsito, invenções e performance, no Campus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo).

O evento, que se realiza entre os dias 8 e 10 de setembro, tem por objetivo fomentar a reflexão acerca dos processos de criação que envolvem a performance e o conceito de invenção na arte contemporânea. Participam do evento artistas plásticos, fotógrafos, designers, pesquisadores e professores de diversas universidades do Brasil, o professor livre docente da Universidade de São Paulo, PhD Sérgio Bairon, além de diversas oficinas com artistas e pesquisadores, debates, mostras, exposições e troca de experiências tanto no âmbito teórico quanto prático.

O Seminário pretende constituir espaços de discussão sobre as interfaces da arte contemporânea dialogando com distintas áreas de conhecimento, pesquisando os diálogos transversais que estão acontecendo nos últimos anos no campo artístico, educacional e profissional. Também busca construir ou reconfigurar realidades distintas e pensar a performance, que compreende múltiplas manifestações de linguagem, tais como: música, dança, artes cênicas, artes visuais, literatura e cinema.

Conforme a professora Caroline Bertani, uma das organizadoras do evento, o diferencial desta edição é a inscrição de trabalhos/resumos e de performances que serão apresentados no dia 9, à tarde. “Para as mesas temáticas, é possível inscrever pesquisas realizadas em disciplinas, TCCs, estágios, teses, dissertações, experiências em escolas ou pesquisas/produções livres. E as performances poderão ser apresentadas em diferentes espaços do Campus I”, explica Caroline.

Segue a programação do evento:

Dia 8 - quinta feira

17h - Credenciamento
19h - Abertura: Movimento Teatral Feevale
19h30min - Palestra Inveja, Vergonha e Medo com o artista Guto Lacaz

Dia 9 - sexta-feira

14h - Credenciamento
14h15min - Mesas temáticas
17h - Performances
19h - Movimento Coral
19h30min - Palestra Experiência, Estética Hipermídia e Interdisciplinaridade com o PhD. Sérgio Bairon

Dia 10 - sábado

8h - Credenciamento
9h às 12h e das 13h às 16h - Oficinas:
- O corpo “vivo” explorando a comunicação
Gustavo Peres Muler (Cia Pigmalião)
- Desafios da apreciação/interação com a arte
Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald (Fundarte)
- Atravessar imagens
Me. James Zotéa Gomes (Atelier Subterrânea)
- Curadorias na arte contemporânea: aspectos históricos
Me. Bettina Rupp (UFRGS)
- Oficina de Pinhole
Me. Denise Helfenstein (Universidade Feevale) e Gustavo Diehl (PUC)
- Oficina Papel e identidade
Celina Cabrales (Usina do Papel - POA)
- Oficina Objeto, ação e mídia
Me. Chico Machado (UFPEL)

Mais informações pelo site www.feevale.br/extensao.










Exposição Inventários do Impalpável

Exposição de Larissa Madsen (egressa do Pós Graduação em Artes Visuais da Feevale), na Galeria Modernidade, em Novo Hamburgo, até o dia 21 de setembro.


Palestra O livro de artista como lugar tátil e exposição Dobramentos

Atelier Livre e FEEVALE, como parte da Exposição "O Pão Nosso", convidam para a palestra O livro de artista como lugar tátil - tese de mestrado de Márcia Souza, dia 13 de setembro as 14h, no auditório do Atelier Livre (Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre).

Em concomitância, a exposição Dobramentos: livros em trânsito ocorre das 16 às 18h, no mesmo local.




O Pão Nosso - Exposição Internacional de Livros de Artista

Esta exposição imperdível ocorre de 30 de agosto a 13 de setembro, no Espaço Arte Um - Campus I da Feevale. Confira!


Exposição: Camadas Temporais

Mosaicos em Ivoti

Atividade desenvolvida por acadêmica do Curso de Artes Visuais.




Semana da Fotografia de Novo Hamburgo

As atividades da Semana da Fotografia de Novo Hamburgo ocorrem nos dias 19, 20 e 21 de agosto.
Entre elas,  palestra e workshop com o psicanalista, pedagogo e fotógrafo Claudio Feijó. pensando o processo criativo na fotografia e em outros meios.




Mais informações sobre a Semana da Fotografia de NH no link: www.joeleisareichert.com.br/blog/?page_id=4974

Fonte: Divulgação / Isa Reichert

Edital Criações Inusitadas - Inscrições prorrogadas até 29/08

A Gravura Galeria de Arte tem como objetivo contribuir para a aproximação da arte com o público consumidor, divulgando e incentivando as várias expressões de arte. Dando continuidade a este trabalho, apresenta o regulamento para seleção das obras para a exposição CRIAÇÕES INUSITADAS, que elege este conceito para instigar os novos artistas em suas criações.
Poderão inscrever-se novos artistas de todo o estado do Rio Grande do Sul. A mostra será realizada no período de 05 de outubro a 05 de novembro de 2011 na Gravura Galeria de Arte - Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre/RS – Brasil.

O edital para exposição Criações Inusitadas.pode ser conferido no link: http://galeriagravura.blogspot.com/2011/07/edital-para-exposicao-criacoes.html

Mais informações:
Gravura Galeria de Arte
Rua Corte Real, 647 - 51-33331946
www.gravuragaleria.com.br
 
Fonte: divulgação