quinta-feira, 12 de abril de 2012

Seminário 'Experiência e Criação' e Exposição 'OCASO', na Plataforma Espaço de Criação

Seminário Experiência e Criação: encontros entre arte, filosofia e ciência - organizado pelo professor Clóvis Martins da Costa:


Seminário Experiência e Criação: encontros entre arte, literatura e ciência
Dias 27 e 28 de abril de 2012


Apresentação:

O Seminário Experiência e Criação: encontros entre arte, literatura e ciência, se propõe a refletir sobre os hibridismos entre artes, ciências, música, literatura, dramaturgia, etc. efetuados por uma série de filósofos, escritores, artistas plásticos, cineastas, entre outros.
Através de palestras, oficinas e compartilhamento de experiências em campos variados de atuação, o seminário tem como objetivo fomentar estratégias de criação e articulação crítica frente às instâncias indeterminadas e híbridas que perfazem a construção do conhecimento.

Programação:

Dia 27 de abril

18h30min -  Credenciamento
19h  - Palestra
·         Paola Zordan - Artes fora da arte

28 de abril
9h – Oficinas
·         Memórias de uma folha que cai - Leonardo Martins Costa Garavelo
·         Pensando com imagens - Luis Artur Costa

14h - Proposições compartilhadas (movimento 1)
  • Lizângela Torres - Quase Noite
  • Leonardo Martins Costa Garavelo - A intempestiva experiência da escrita
  • Luis Artur Costa - O corpo nas nuvens: como a arte e a ficção nos ajudam a falar das brumas?
  • Clóvis Martins Costa  - Operações de beira de rio
  • Daniel Caminha  - Cultura como inovação: por que ter um mídiaLAB na cidade?

18h - Proposições compartilhadas (movimento 2)
  • Carina Levitan - Circulação de risco
  • Alexandre Moreira - Fliperama



Sobre as oficinas

Pensando com imagens:

As imagens se constituem enquanto uma linguagem visual capaz de elaborar problemas e proposições, tendo servido por diversas vezes na história como dispositivo privilegiado do pensamento. Fotos-ensaio, filmes-ensaio, entre outros, são alguns dos nomes dados a estas imagens que pensam. A oficina propõe uma breve introdução e uma experimentação sobre as possibilidades de pensar com imagens.

Relação de materiais (para elaboração de uma pin-lux):

  • Caixa de fósforos (das azuis pequenas)
  • Rolo de filme vazio
  • Filme fotográfico asa 100 ou 200
  • Fita isolante
  • Prendedor de roupa (madeira)

Memórias de uma folha que cai

A Oficina propõe uma observação sensível aos fragmentos cotidianos  e suas passagens quase imperceptíveis. Partiremos de breves textos de Manoel de Barros e Roland Barthes como dispositivos para uma escrita inventiva,  distraída e intempestiva. 

Relação de materiais

  • Caderno ou bloco de anotações
  • Caneta, lápis e borracha



Inscrições através do e-mail plataforma.ec@gmail.com (informar a oficina que deseja fazer)

Contato: (51) 37379800 – 33921737 - 95052079

Endereço: Rua Armando Barbedo, 356. Bairro Tristeza. Porto Alegre/RS




Exposição concomitante da artista Lizângela Torres:


Endereço virtual da Plataforma Espaço de Criação:

Programação de palestras da exposição "Vernissage" - Espaço Cultural Albano Hartz


Segue abaixo a programação de palestras da exposição "Vernissage", no Espaço Cultural Albano Hartz.
As palestras são sempre às 19h30 e tratam da obra do artista e seu processo criativo.

Rosana Almendares -  11/4/2012 - Quarta-feira

Ruth Auler - 12/4/2012 - Quinta-feira

Eduardo Martins - 16/04/2012 - Segunda-feira

Denise Wichmann - 17/4/2012 - Terça-feira

Débora Piva - 18/4/2012 - Quarta-feira

Karin Koppitke - 24/4/2012- Terça-feira

Vera Junqueira - 25/4/2012 - Quarta-feira

Suzana Pires - 27/4/2012 - Sexta-feira


Fonte:
Espaço Cultural Albano Hartz
3581-2652 / 3036-2162
espacocultural@novohamburgo.rs.gov.br

Exposição coletiva "O não-lugar enquanto criação"

Segue aberta, até o dia 02 de maio, na galeria de arte do DMAE, em Porto Alegre, a exposição coletiva O não-lugar enquanto criação, das acadêmicas do curso de Artes Visuais da Feevale Lívia dos Santos, Heloisa Marques e Christina Morassutti.


Ópera Sinestésica na Pinacoteca

Projeto (Des)montagens realiza recital de canto e piano

Na sexta-feira, dia 13 de abril, a Pinacoteca da Feevale, localizada no Campus I, realizará um recital de canto e piano com a mezzo-soprano Ana Claudia Specht e a pianista Elda Pires. O evento, que acontece a partir das 21h, originou-se de um trabalho realizado pela turma de Teoria de arte moderna e contemporânea 2012/01, do curso de Artes Visuais, em parceria com o Movimento Coral da Feevale, intitulado Ópera Sinestésica. A apresentação integra o projeto (Des)montagens da Pinacoteca, que consiste de atividades realizadas no espaço nos períodos entre exposições.

O programa será composto por compositores estrangeiros, como Schubert, Schumann, Vivaldi, Haendel, Kurt Weill e Gershwin, e compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Ronaldo Miranda e Cláudio Santoro. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de realizar inscrição.

Sobre a Ópera Sinestésica:

A Ópera Sinestésica consiste de um exercício experimental em que os acadêmicos trabalharam as teorias sobre música, cor e forma de Wassily Kandinsky. Na primeira etapa, realizada em março, a turma experimentou a relação da música com a cor e a forma, escutando ópera em um aparelho de som. Sabendo que, para o pintor russo, tanto a cor como a forma podem ser equacionados com a música, a turma utilizou tintas e outras técnicas para explorar essas imprecisões, que falam de dinamismo, vida íntima e sonoridade interior. As cores e formas encontram uma ressonância objetiva na interação com a superfície da tela ou papel. Essa experiência deu origem a pinturas abstratas, cujas reproduções serão projetadas durante o recital.





Saiba mais:

Ana Claudia Specht - Mestre e doutoranda em Educação pela UFRGS, iniciou seus estudos de música na Fundação de Artes de Montenegro - Fundarte, no setor de educação musical. Seu aperfeiçoamento como cantora foi impulsionado em 1989, ao ingressar no Coral Unisinos, sob a regência de José Pedro Boéssio e técnica vocal de Lúcia Passos. Atualmente, é professora de técnica vocal e preparadora vocal do projeto de Extensão Movimento Coral Feevale e do Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento/POA. Também, na Feevale, atua como professora dos cursos de pós-graduação em Música e Arteterapia.

Elda Pires - Iniciou seus estudos de piano, em 1956, em Dom Pedrito, sua terra natal. Em 1967, transferiu-se para Porto Alegre, estudando Teoria e Percepção Musical, Harmonia e História da Música com Oscar Zander e piano com Telmo Locatelli. Lecionou na UFRGS e na Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Participa como professora em diversos cursos e como jurada em concursos. Atualmente, exerce atividade docente no Espaço 449, centro alternativo de música, em Porto Alegre. Desde 1999, atua como pianista acompanhadora na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA.