sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festival das Artes na TV Feevale

Confira a matéria da TV Feevale sobre o Festival das Artes:


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Edital para monitores - até 25/06

Aberto edital para monitoria - oportunidades em diversas disciplinas e cursos da Feevale para o próximo semestre. Para mais informações e inscrições acesse aqui o link.
As inscrições vão até segunda-feira (25/06).


Vaga para Bolsista de Iniciação Científica

Encontra-se aberta vaga para Bolsista de Iniciação Científica - Grupo de Pesquisa em Linguagens e Manifestações Culturais


Os interessados podem enviar currículo através da agência de talentos:
http://www.feevale.br/extensao/agencia-de-talentos

Confira AQUI o site da coordenadora do projeto, Profa. Dra. Lurdi Blauth.  



Fonte:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI
Universidade Feevale | www.feevale.br
+55 51 3586.8800 | ramal 8654

Convite para as bancas de graduação do Curso de Artes Visuais

Convite para as bancas de graduação do Curso de Artes Visuais - evento aberto ao público - aguardamos a participação de todos acadêmicos!





segunda-feira, 18 de junho de 2012

19 junho - Festival de Artes 2012 - uma provocação às sensações

No dia 19 de junho estaremos realizando o Festival de Artes 2012. Este ano temos uma proposta que irá envolver a todos que circularem pelo campus I da Universidade Feevale:




Festival de Artes 2012, Experiências Perceptivas - Uma provocação às sensações.

Pensando em transformar o cotidiano, a proposta do evento pretende estimular, através de experimentações sensoriais, todos aqueles que circularem pelo Campus I da Universidade Feevale no dia 19 de junho, a partir das 19h. 

Os promotores pretendem instalar na rua coberta, corredores e portas de entrada dos prédios elementos que quando tocados criem respostas corporais/sensitivas. Além disso, haverá música ao vivo, intervenções artísticas, grafitagem, pinturas e outras atividades.

QUANDO? 19 de junho de 2012
ONDE? Campus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 - Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo • RS)
QUE HORAS? A partir das 19 horas


Todos são convidados a tomar parte - o festival estará atuando durante toda a noite!

Todos são convidados a tomar parte - o festival estará atuando durante toda a noite!

sábado, 16 de junho de 2012

Vagas para bolsistas

Estão abertas vagas  para Bolsistas de Extensão da Pinacoteca (25h semanais), no link da Agência de Talentos, do site da Feevale.

A oportunidade direciona-se a estudantes interessados em trabalhar e aprender, organizando os eventos da Pinacoteca e do Espaço de Arte Um (Desmontagens, Pontos de Fuga, Mediações, Acervo Eletrônico). 

Também em aberto vaga para estágio remunerado para os ateliês (30h semanais).

Inscrições até dia 18 de junho pelo site www.feevale.br/talentos (link acima).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Seminário em Cibercultura


Todos acadêmicos estão convidados a se inscreverem e enviarem trabalhos artísticos ao Simpósio de Cibercultura, que será sediado na Feevale no próximo semestre.

Quem desejar também poderá participar em Grupos de Trabalho, enviando sua pesquisa.

Apresentação
O VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) é uma iniciativa da ABCiber junto ao Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. O VI Simpósio Nacional da ABCiber tem como tema principal o Entretenimento Digital e será realizado de 6 a 8 de novembro de 2012 na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Público-alvo
Acadêmicos de graduação e de pós-graduação de diversas áreas, profissionais, professores, pesquisadores, ativistas e artistas com interesse na área da Cibercultura.

Identificação
Período: 06 a 08 de novembro de 2012
Horário:
06/11 – 8h30min às 12h - 13h30 às 19h30
07/11 – 09h às 12h - 13h30 às 19h30
08/11 – 09h às 12h
Local: Salão de Atos e Auditório do Prédio Multicolor - Campus II
Carga horária: 20h
Certificado: Será fornecido certificado por participação e por apresentação de trabalhos.

Inscrições: Até o dia 31/10/2012 para ouvintes e até 30/07/2012 para submissão de trabalhos.


Realização
Coordenação: Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (sandramontardo@feevale.br)
Comissão Organizadora: Prof. Dra. Cíntia Carvalho (abciberorganizacao@feevale.br)
Comissão Científica: Prof. Dra. Sandra Portella Montardo e Prof. Dra. Paula Puhl (abcibercientifico@feevale.br)
Comissão Artística: Prof. Dra. Rosa Maria Blanca Cedillo (abciberartistica@feevale.br)
Comissão Oficinas: Prof. Dr. Cristiano Max Pinheiro (abciberoficinas@feevale.br)
Comissão Entretenimento: Prof. Dr. Marsal Branco (abciberentretenimento@feevale.br)
Comissão Lançamento de Livros: Prof. Marta dos Santos (abciberlivros@feevale.br)

PROMOÇÃO
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | ICSA |
Mestrado em Processos e Manifestações Culturais

ORGANIZAÇÃO
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom

Inscrições Abertas: Enearte Rio 2012




Enearte Rio 2012 - 16º Encontro Nacional de Estudantes de Arte.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, entre 21 a 29 de julho DE 2012.


"O Enearte é um evento itinerante realizado desde 1988, de cunho científico, político, acadêmico e cultural. Constituído por estudantes de Licenciatura e/ ou Bacharelado das diversas áreas de Artes, em todo o país. Tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a Arte e a sociedade, e se apresenta como um espaço de intercâmbio cultural. Esse ano o evento tem como eixo central a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e acontece entre 21 a 29 de julho.

Nesta edição o evento estará propondo um encontro de maior porte, que saia da abordagem concentrada somente no campo acadêmico. Além do encontro convencional, sé ira estabelecer uma comunicação mais abrangente com a própria cidade. Um encontro com suas diversas faces e conexões envolvendo pessoas, experiências, culturas e territórios. Para isso estratégias de ação permeiam por difundir sua programação por pontos da cidade do Rio de Janeiro como o Galpão da Maré, o Centro Cultural Cartola, o Museu Único de Favelas e a Praça do Conhecimento na valorização da cultura local; envolver-se com projetos já existentes na troca mútua de novas experiências em busca de outras sínteses, e abrir a programação para toda a população que se disponha a comparecer nas atividades. Na abordagem do tema geral "Território do Íntimo, Matéria do Coletivo" busca-se falar sobre diversidade no campo artístico, cultural e social.

O Enearte Rio 2012 está aberto para receber as mais diversas propostas que transitem nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Dança, Oficina/Ambiente de Criação, Patrimônio Cultural Imaterial (PCI), Performance, SPA (Seminário de pesquisa em Arte), Submissão de Artigos e Novas Ideias. Fora isso ainda existe as categorias de inscrição como Suporte e Ouvinte.

Para mais informações, acesse aqui o site do evento.

Fonte:
Comissão Organizadora | Enearte Rio 2012
www.enearte.uerj.br
@EnearteRio2012"


Instituto de Artes da Uerj / PPGArtes
Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar, Bloco E, sala 11006
Rio de Janeiro/ R.J.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ICONOPLASTIA: I CICLO DE HISTÓRIA DA ARTE E MÚSICA

Os Projetos de Extensão Movimento Coral Feevale e Pinacoteca Universidade Feevale convidam o público de Novo Hamburgo a apreciar a música Renascentista e Barroca em diálogo com a História da Arte. O evento intitulado Iconoplastia ocorrerá na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 20h, na sala do Movimento Coral - Campus I.




A Iconoplastia se insere no I Ciclo de História da Arte e da Música integrando o projeto (Des)montagens da Pinacoteca. Neste ciclo, buscaremos articular a cultura visual com as formas musicais, recorrendo tanto a História da Música quanto da Arte abordando propondo um exercício experimental que visa desenvolver a percepção artística.

O Coro da Feevale apresentará:
- Tourdion (Anonima, séc. XV) - Música Renascentista
- In our deep vaulted cell (da ópera Dido and Aeneas - Compositor Henry Purcell/séc. XVII) - Música Barroca

Também acontecerá a representação cênica sobre História da Arte, intitulada Dualidade, escrita pelo discente Tiago Silva e interpretada por Ana Paula Bernardo, Pâmela Fogaça Lopes e Tiago da Silva, discentes de História da Arte na Idade Moderna.

O evento conta com a participação dos/as discentes da disciplina História da Arte na Idade Moderna, do Curso de Artes Visuais e Cantores do Movimento Coral Feevale. O ciclo é coordenado por Denise Sant Anna Bündchen, Ana Claudia Specht, Louis Marcelo Illensee e Rosa Maria Blanca.

(Des)montagens: Os Mitos dos 4 Elementos


O Projeto de Extensão de Arteterapia e o Projeto de Extensão da Pinacoteca, em parceria com a disciplina de Antropologia da Arte do curso de Artes Visuais, convidam para presenciar a performance Os Mitos dos 4 Elementos, a ser realizado na Pinacoteca, na próxima quinta-feira, 14 de Junho, 19h 30min, inserido no projeto (Des)montagens.



Na performance atuam 4 grupos, e cada grupo irá representar um elemento da natureza: água, ar, terra e fogo, que por sua vez tem a ver com o temperamento de cada um/a, pois os elementos foram escolhidos por afinidade. Serão utilizados distintos materiais plásticos.

Participem!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tramas de Esther Bianco no Espaço Arte Um



Encontra-se aberta nova exposição no Espaço Arte Um, anexo da Pinacoteca da Universidade Feevale, localizado no hall de entrada do Salão de Atos do Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). A mostra conta com pinturas de Esther Bianco, artista plástica graduada pelo Instituto de  Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 


Gravadora e pintora, com exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, Esther possui obras em acervos públicos e privados. Participou ativamente na criação do Núcleo de Gravura RS e na revitalização da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. O conjunto de pinturas com acrílica e pigmento sobre tela que a artista apresenta no Espaço Arte Um é o resultado de vários anos de trabalho constante, em torno do imaginário suscitado pelas noções de rede e suas tramas. Para a artista, o mundo todo se apresenta como trama de uma rede infinita, que atravessa o tempo e o universo, modificando conhecimento, sentimentos e hábitos.
 
A exposição segue até o dia 22 de junho. O Espaço Arte Um recebe visitações de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h30min às 17h, exceto em feriados. 
Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/cultura/pinacoteca ou pelo telefone (51) 3584-7148.

Chamada de artigos Revista do ICHLA – Prâksis (até 02/07)



O Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Feevale edita semestralmente a Revista Prâksis (Qualis B3 - Letras e B4-Educação). Este periódico é de caráter multidisciplinar e tem como objetivo publicar artigos acadêmicos originais e inéditos, referentes às áreas do conhecimento que compõem o Instituto. Textos resultantes de pesquisas individuais ou em grupo, bem como resenhas críticas, ensaios, traduções, resultados de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiências poderão ser aceitos para publicação.

O próximo número da Revista Prâksis abordará a temática “Linguagens em interação: educação, imagens e mídias” e terá sua publicação no primeiro semestre de 2013. Todos os professores, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação estão convidados a enviar artigos para apreciação do Conselho Editorial da Revista até o dia 02 de julho de 2012, que emitirá um parecer oficial, através de uma carta-padrão cujo teor poderá conter três possibilidades:

a) Indicação para publicação: o artigo reúne plenas condições de ser publicado, conforme linha editorial da Revista.
b) Indicação para publicação mediante revisões recomendadas: o artigo interessar pode ser publicado, porém necessita adaptações quanto à forma e conteúdo para se adequar à linha editorial.
c) Sem indicação para publicação: o artigo não reúne as condições exigidas para ser publicado ou não se enquadra na linha editorial da Revista.
As normas de publicação estão disponíveis no endereço: www.feevale.br/praksis

Os artigos deverão ser enviados eletronicamente para o seguinte endereço: revistadoichla@feevale.br


Prazo para envio de artigos: 02 de julho de 2012.



exposição de xilogravuras de Cláudia Sperb no Espaço Cultural Albano Hartz


Inaugura hoje (06/06/12) a exposição de xilogravuras de Cláudia Sperb, no Espaço Cultural Albano Hartz, em Novo Hamburgo. 

   
    


A artista estará presente para uma conversa com o público no Espaço Cultural todas as quartas-feiras no período da exposição, das 15h às 17h, para mostrar um pouco da técnica da xilogravura, com a qual possui vasta e consagrada trajetória.
Entrada gratuita.


Espaço Cultural Albano Hartz
3581-2652 / 3036-2162
espacocultural@novohamburgo.rs.gov.br

Bancas de Graduação em Arteterapia - dia 21 de junho de 2012


Programação das Bancas de Graduação em Arteterapia - dia 21 de junho de 2012

17:00 -CAMILA LUDWIG
 orientadora Raquel M. R. Wosiack
BANCA: MARA WEINREB E  CAROLINE BERTANI DA SILVA

17:30 -ROBERTA MACHADO
orientadora Raquel M. R. Wosiack
BANCA: MARA WEINREB E  CAROLINE BERTANI DA SILVA

18:15-LILIAN TATIANE BERNARDI FERREIRA
orientadora Raquel M. R. Wosiack
BANCA: MARA WEINREB E  CAROLINE BERTANI DA SILVA

18:45-TANIA MARIA MAGALHÃES DEWES
orientadora Raquel M. R. Wosiack
BANCA: MARA WEINREB E SILVANA MARANZANA DA SILVA

Fonte:
Profª. Me. Raquel M. R. Wosiack
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Arteterapia
Coordenadora do Projeto de Extensão
Arteterapia Instrumento de Transformação Social
Instituto de Ciências Humanas Letras e Artes - ICHLA
Universidade Feevale 
+55 51 3586-8800/ ramal 7155
raquelrossi@feevale.br

O Circuito Sonora Brasil 2012 - Sesc Novo Hamburgo




O 'Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais' é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 15ª edição, o projeto apresenta os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Os shows são gratuitos. Solicita-se que os interessados confirmem antecipadamente sua participação com o Sesc Novo Hamburgo.

Fonte:

Miriam M. da Rosa Plentz
Gerente Unidade Operacional
SESC Novo Hamburgo
mplentz@sesc-rs.com.br
51) 3593-6700 ou 9979-6886

Sistema Fecomércio - SESC/RS

Inscrições abertas para o Concurso 2º Prêmio IEAVi - Incentivo à produção de Artes Visuais


O concurso seleciona projetos de exposição de artistas visuais residentes no estado do Rio Grande do Sul para exporem suas obras em galerias da Casa de Cultura Mário Quintana (Galeria Augusto Meyer, Espaço Mauricio Rosenblatt e Fotogaleria Virgilio Calegari). Haverá, ainda, premiação em dinheiro para os artistas cujas exposições forem classificadas em primeiro lugar em cada uma das três galerias.

 As inscrições estarão abertas até o dia 18 de junho de 2012. Edital e seus Anexos estão disponíveis nos sites www.cultura.rs.gov.br e www.ccmq.rs.gov.br.

“Álbum de Gravuras CINEMA”/Projeto Circular na 1ª Feira de Livros de Artistas MASQUELIBROS, em Madrid


“Álbum de Gravuras CINEMA”, do projeto Circular, na 1ª Feira de Livros de Artistas MASQUELIBROS, evento que acontece de 22 a 24 de junho 2012, em Madrid.


MASQUELIBROS possui um caráter inovador e educativo, buscando difundir o livro de artista como objeto de arte, criando um espaço para reunir aqueles que trabalham e investigam este campo. O livro de artista como ideia e como obra de arte transmite conceitos expostos de forma escrita ou visual, com multiplicidade de materiais, técnicas e significados.

A Feira possibilita o encontro de artistas plásticos, poetas visuais, editores especializados, críticos de arte, professores e alunos de arte, colecionadores, bibliógrafos e amantes da cultura em geral.

MASQUELIBROS conta com a colaboração de instituições como o Centro Associoado da UNED de Madrid, edificio de “As Escolas Pías de San Fernando”, em cuja sede celebrará a Feira e o encontro com a participação de artistas nacionais e internacionais. Ocorrerão atividades paralelas durante a exposição como cursos de extensão e mesas redondas.

A listagem completa dos seleccionados no I CONCURSO INTERNACIONAL DE LIBROS DE ARTISTA MASQUELIBROS:

JURADOS
Rina bouwen (Galería Rina Bouwen).
Asela Pérez Becerril (Galería Espacio Valverde).
Lorena Corral (Comisaria de exposiciones).
José María de Francisco (Director Feria Estampa Arte Multiple).
Carmen Pallarés (Critica de Arte).
ARTISTAS PREMIADOS NO 1º CERTAME MASQUELIBROS
Premio 1-A a Amandine Navarra Piomelli.
Premio 1-B a Mariano Bettosini Déniz.
Premio 1-C a Elisabeth Moreno Terroba.
Premio 1-D a Sammy S. Lee
ARTISTAS SELECCIONADOS NO 1º CERTAME MASQUELIBROS
Alarcon Ibañez, Veronica
Alonso Garcia, Leandro
Alonso Vega, Nieves
Baptista Mery, Maria
Barboza, Justo
Bernardo, Mariana
Colas, Marga / Garcia Martinez, Marga
Colectivo Artistico "La Salita" Mariana Nieddu
Cruz Guimarey, Carolina
Cruz, Carolina Y Romero, Carolina
Diaz Erazo, Emy
Ecker Kohler, Jeanete
Eckert, Alexandra – Projeto Circular
Eguia Roman, Roman
Garcia Anton, Maria Dolores
Garcia Montoya, Belen
Grasset Ruiz, Ana
Hidalgo, Clara
Jimenez Cadiz, Pilar
Manero Alfonso, Teresa
Martinez Weiss, Anabel
Nieto Santamaria, Eulalia
Pineda Elvira, Irene
Prats Calleja, Marta
Pujol Saborit, Eva
Rubenimichi
Salazar, Maria
Serra Carbonell, M Pilar
Staude, Fernanda
Urbeltz Munuce, Araitz
Valenciano, Ana
Vall, Joan


Participam do álbum de gravuras, os seguintes artistas: Alexandra Eckert , Ana Paula Cardoso, Ana Pause, Anderson Claiton, Anderson Zang, Anita Porto, Anna Berté, Carmem Salazar, Cenir Barpp, Claudete Mattos, Claudia Flores, Cristina Morassutti, Estela Meyer Zimmer, Fabiano Mendes, Felipe Richter, Fernanda de Christo, Guta Koch, Lippert, Lívia dos Santos, Lucianne Webster, Maria de Lourdes V. Macedo, Mara Wunder, Maryl Rodrigues, Neuvald, Sabrina Blaschke, Silvana Maranzana, Suellen Schott, Suzana Berwanger, Tereza Medeiros Preussler, Tessa Nogueira, Vera Wild e Walesca Timmen

Parabéns ao todos 'Circulares'!



A feira é organizada pela Associação Sociocultural TRIPLICA EQUIPO (A.S.T.E.), com a direção de Sandra Fernández Sarasola. Clique aqui para acessar o site da feira.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Inscrições do VISOR VI - Mostra de Vídeos - prorrogadas até o dia 17 de Junho!



VISOR VI

EDITAL PARA MOSTRA DE VÍDEOS – PINACOTECA FEEVALE

INCRIÇÕES PRORROGADAS até o dia 17 junho de 2012 para artistas, pesquisadores, ativistas, grupos e coletivos de arte e cultura digital interessados/as em expor seus trabalhos em vídeo, no VISOR VI, na Pinacoteca Feevale, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

  1. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, soberana em suas decisões, podendo ser selecionadas ou não.
  2. Apenas as propostas selecionadas pela Comissão Julgadora integrarão a mostra.
  3. Poderão participar da seleção proponentes brasileiros e estrangeiros.
  4. As inscrições deverão ser realizadas mediante o envio, pelo/a proponente, de um link do vídeo, para o e-mail pinacoteca@feevale.br, contendo título da mensagem (assunto): seleção mostra VISOR VI. Além do link do vídeo, poderão ser anexadas ao e-mail imagens de still, fotos e outras informações que contenham o seguinte material:
            a) Dados pessoais (nome, e-mail, telefones de contato, instituição ou outro ao que esteja vinculado e, mini-currículo das atividades artísticas e/ou culturais: catálogos, convites, textos críticos, notícias na Web e fotos de trabalhos recentes.
            b) Imagens de still da proposta, título, tempo de duração, ano de realização, autor(as/es), objetivos, vínculo institucional ou nome do coletivo se houver, sinopse e conceitos trabalhados.
            e) Não serão aceitos CD’s, DVD’s ou quaisquer dispositivos físicos.
  1. O/a proponente será notificado/a sobre o recebimento da sua inscrição. Contudo, o/a proponente é responsável pelo adequado funcionamento do link durante o processo seletivo – apenas concorrerão os vídeos que puderem ser adequadamente visualizados pela Comissão através do link enviado.
  2. Os vídeos aprovados pela Comissão terão seus/suas proponentes comunicados por correspondência eletrônica.
  3. No caso de projetos de autoria coletiva, indicar um/a representante para que possa ser contatado/a quando for necessário.
  4. O projeto gráfico do convite da Mostra Visor VI será realizado pela Pinacoteca e Marketing da Universidade Feevale.
  5. Os trabalhos selecionados serão constituídos em uma mostra itinerante.
  6. As imagens, ideias e/ou propostas expressas no vídeo são de exclusiva responsabilidade de suas/seus autores/as e não traduz a opinião da Pinacoteca Feevale.
  7. O/a artista/proponente, ao se inscrever, aceita as condições e os termos deste Edital. Casos omissos serão analisados pela Comissão Julgadora. A Comissão é soberana e reserva-se o direito de não selecionar nenhuma proposta.
www.feevale.br/cultura/pinacoteca