domingo, 28 de abril de 2013

Programação da mostra "Traçados Identitários: ancestralidade, documento e resitências negras e indígenas"


























Traçados identitários: ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas

A exposição tem como mote o aniversário de 10 anos da lei 10.639, que estabelece a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar. Atualizada pela lei 11.645, torna obrigatório também o ensino da cultura dos diferentes povos indígenas. A mostra será formada por diversos dispositivos que irão perpassar as questões étnico-raciais, como a projeção de filmes, amostragem de documentos, objetos e trabalhos dos artistas plásticos Leandro Machado e Paulo Só. Cabe enfatizar o caráter interdisciplinar da exposição, uma vez que as áreas do direito, cinema, artes visuais, antropologia e história irão estabelecer conexões através de distintas formas de expressão. O projetos de extensão Espaço Cultural Feevale e Múltiplas Leituras: povos indígenas e interculturalidade estão atuando conjuntamente na organização da exposição e demais atividades propostas. Outras parcerias foram firmadas, com o Núcleo de Documentação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e com a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo .
Serviço:
Abertura: 30 de abril de 2013,às 19:30
Visitação: de 01 de abril a 28 de maio
De segunda a sexta, das 14 às 18h (outros horários mediante agendamento)
Local: Espaço cultural feevale - 4º andar do Teatro Feevale
Contato: espacocultural@feevale.br  / 35868800 ramal 8866


PROGRAMAÇÃO



30 de abril
19:30 - Abertura da exposição
20:30 - Identidade e processos de criação - Conversa com os artistas Leandro Machado e Paulo Só - Mediação Prof. Clóvis Martins Costa
Local: Espaço Cultural FEEVALE
CICLO DE PALESTRAS
07 de maio
19:30 - Sessão comentada do Filme Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle. Palestra do Prof.Orson Soares. Participação do Coordenador da Secretaria de Igualdade Racial de Novo Hamburgo, Eduardo Gomes da Silva

Local: Espaço Cultural FEEVALE
15 de maio
19:30 - Direito em debate: os avanços e os desafios para implementação dos direitos dos Povos Indígenas pós CF de 1988 - ProfªLúcia Fernanda Inácio Belfort
Local: Auditório do Prédio Branco (Campus II – FEEVALE)
16 de maio
19:30 - A disponibilização do acervo arquivístico e as ações educativas do Memorial da Justiça Federal: formas de reflexão sobre o papel do Judiciário na garantia de direitos dos povos indígenas e dos afrodescendentes - Mestranda Rita Vieira da Rosa
20:30 - Todos são iguais perante a lei - Os desafios da prestação jurisdicional diante da formação cultural e da diversidade étnica brasileira - Juíza Federal Ana Inês Algorta Latorre
Local: Espaço Cultural Feevale
20 de maio
19:30 - Infância, gênero e sexualidade. Aula magna do ICHLA com a Ministra Maria do Rosário (Abertura do Movimento Coral).
Local: Teatro FEEVALE
23 de maio
19:30 - Importância e Impacto da Lei 10.639/2003. Profª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Local : Auditório Prédio Branco.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Concursos fotográficos: 'Redescobrindo Hamburgo Velho' e 'Canon-Fotografe'



A revista Fotografe Melhor e a Canon promovem uma nova edição do Concurso Universitário Canon-Fotografe. Os interessados devem enviar até três fotos relacionadas ao tema "Meu olhar sobre o Brasil". Para mais informações e regulamento clique aqui..

Fonte: divulgação.






Se você é fotógrafo amador e tem mais de 16 anos, mostre seu talento no Concurso Fotográfico Redescobrindo Hamburgo Velho. A oportunidade para você captar uma nova visão do bairro. Uma comissão julgadora escolherá 10 fotos que irão para votação popular no site do concurso. As 3 mais votadas, além de uma da categoria Instagram, serão premiadas. Inscreva suas fotos até 7 de maio de 2013 nas categorias: digital ou lnstagram. 
O bairro é histórico. Suas fotos também podem ser.
Para mais informações e regulamento, clique aqui.

domingo, 14 de abril de 2013

Edital “Trocas Contemporâneas – Interações Artísticas Regionais” (prorrogado até 30/04)













As inscrições para o edital nacional “Trocas Contemporâneas – Interações Artísticas Regionais” foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2013.

O edital, que possui como objetivo a difusão e o fomento das artes visuais contemporâneas em território brasileiro, divide-se em dois segmentos, que contemplarão com apoios financeiros 15 propostas, envolvendo as seguintes linguagens artísticas: performance, videoinstalação, instalação artística, oficinas artísticas e grafite; videoarte e webarte.

O edital “Trocas Contemporâneas – Interações Artísticas Regionais” é um projeto da Fase 10 - Ação Contemporânea, contemplado pela 9ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

Para mais informações e inscrições acesse o site www.fase10.com.br


Fonte: divulgação.

domingo, 7 de abril de 2013

Professora do curso de Artes Visuais Lurdi Blauth apresenta pesquisa e exposição em Portugal e França



























Lisboa, Portugal – Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Congresso de Criadores sobre Outras Obras, 21 a 28/03/ 2013:
A professora Lurdí Blauth realizará a comunicação Impregnações pictóricas na produção artística de Clóvis Martins Costa, analisando algumas produções pictóricas realizadas pelo artista e professor do curso de Artes Visuais, que desenvolve sua pesquisa plástica através de ações em margens de rio como método de trabalho, operando intersecções entre a pintura e a fotografia.

Paris, França –  Blauth participa da abertura (28/03/13) do Salão 2013 de estampa contemporânea, organizada pela associação de gravadores Graveur Maintenant, Paris, França, que nesta edição bienal propõe a temática sobre a palavra Blanc, no Espaço L’Ermitage, da cidade de Rueil-Malmaison. A partir da palavra Blanc, (branco) artistas desenvolveram obras que propõem diferentes significados e reflexões através de diversas técnicas de gravura. Nessa exposição participam artistas de diversos países: Itália, Espanha, Brasil, França, Tunísia, Canadá, Finlândia, entre outros.

Lurdi Blauth realizou uma intensa pesquisa artística através de procedimentos técnicos da calcografia, utilizando matrizes de cobre para gravar formas, letras e palavras, com o intuito de criar imagens relacionadas com as palavras Branco, Blanc e Blanco. Nessas gravuras surgem relevos que remetem à cartografias que são percebidas pelas reentrâncias e sutilezas provenientes de impressões do branco sobre papéis brancos. Estes trabalhos são resultados parciais e estão relacionados com o projeto de pesquisa Imagem e Texto: inscrições e grafias em produções contemporâneas.