terça-feira, 30 de julho de 2013

FIC: inscrições abertas até 02/08/13

FIC 500x150

A Feira de Iniciação Científica (FIC) fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados, estabelecendo uma interação entre os membros da comunidade acadêmica e dessa com a comunidade externa, ao mesmo tempo em que possibilita, por meio desse diálogo, uma oportuna e bem sucedida troca de experiências.

O evento reúne acadêmicos de graduação que desenvolvem atividades de iniciação à pesquisa, possibilitando a socialização dos avanços do conhecimento originados  destas atividades. É um evento que incentiva a apresentação das inovações científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Poderão apresentar trabalhos durante a FIC alunos de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino superior, sob a orientação de docentes, além dos alunos que concluíram o curso de graduação, desde que os trabalhos sejam oriundos de suas atividades enquanto graduandos.

Por que participar

A FIC oportuniza diferentes experiências que contribuem com a formação acadêmica e profissional dos participantes, destacando-se:

  • Contribuição para a formação acadêmica do aluno e consequente aperfeiçoamento de seu currículo profissional;
  • Publicação de resumo em evento científico, reconhecido como atividade complementar, conforme grade curricular de cada curso de graduação;
  • Publicação com relevância para processos seletivos de mestrado e/ou doutorado;
  • Preparação para as etapas de desenvolvimento e de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação;
  • Ampliação do conhecimento, a partir das apresentações de trabalhos realizadas durante as sessões temáticas e exposições de pôsteres virtuais.
Mais informações e inscriçoes:



terça-feira, 16 de julho de 2013

Especialização em Arte/Educação com inscrições abertas


Objetivo
Promover a especialização de profissionais de nível superior para atuar em arte/educação em escolas e demais espaços educativos e culturais.



Inscrições* Até 20 de julho de 2013 (Inscrições Gratuitas)
Início das aulas*2 de agosto de 2013
Período  Disciplinas: Agosto de 2013 a Novembro de 2014 
Monografia: Dezembro de 2014 a Abril 2015
Horário das aulas  Sexta-feira: 14h às 17h20min e das 18h20min às 21h40min 
Local  Campus I
Carga horária   360 horas

* As datas estão sujeitas a ajustes.

Público-alvo

Graduados em Arte, Pedagogia, Psicologia, áreas afins ou em demais áreas do conhecimento, que buscam a formação continuada como meio de qualificação e atualização profissional.



























Para mais informações acesse o link: http://www.feevale.br/ensino/pos-graduacao/especializacao/arte-educacao-arte-ensino-e-linguagens-contemporaneas-4a-edicao


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Convocatória de apresentação de trabalhos para o IIº seminário Studium: coleções fotográficas (Unicamp/SP)

O II SEMINÁRIO STUDIUM será realizado em novembro de 2013 e terá como foco o tema das coleções e acervos fotográficos pertencentes a espaços museológicos, institucionais e particulares. Com o objetivo de promover e ampliar os debates acerca da fotografia e do fotográfico convidamos pesquisadores que tenham pesquisas relacionadas ao tema a apresentarem os seus trabalhos durante a programação do seminário, contribuindo para o diálogo sobre a temática das coleções fotográficas no Brasil e no exterior.

O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2013, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já confirmaram participação no evento: Helouíse Costa, Eder Chiodetto, Rubens Fernandes Jr., Joaquim Paiva, Boris Kossoy, Rosely Nakagawa, Anna Carboncini, Martine Birnabaum, Eduardo Saron.

Critérios de envio e formatação
Os interessados em participar do II SEMINÁRIO STUDIUM – COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS deverão enviar os trabalhos completos para o e-mail abaixo (escrever no assunto “Submissão_Apresentação de trabalho”):

seminariostudium@gmail.com

O prazo final para envio será 30 de agosto de 2013.

Cada autor/coautor poderá apresentar somente uma proposta de apresentação. O resultado da seleção será divulgado na página da REVISTA STUDIUM até o dia 30 de setembro de 2013. Serão selecionados até 05 trabalhos para compor uma mesa.

IMPORTANTE:
A Comissão de Seleção dos trabalhos entenderá que os autores possuem autorização para a apresentação e divulgação dos textos e imagens enviados para o seminário. Os trabalhos selecionados serão publicados em uma edição da revista Studium.

Normas de estrutura, organização e formatação para envio dos trabalhos

*O texto de apresentação deverá conter entre 2.000 e 3.000 palavras, incluindo citações, caixas de texto, notas de rodapé e referências bibliográficas;

*Enviar arquivo em formato *.doc (documento do Word);

*Fonte: ARIAL, tamanho 12;

*O título do trabalho deverá ser apresentado na parte superior da página inicial, centralizado, em negrito, com fonte ARIAL, tamanho 14, em maiúsculas e minúsculas;

*Os subtítulos devem estar sempre alinhados à esquerda, em negrito, tamanho 12;

*Os nomes de autores e coautores deverão apresentar-se abaixo do título, alinhados à direita, em fonte ARIAL, tamanho 10. Deve-se inserir nota de rodapé sobre o nome dos autores e coautores, na qual se descreverá brevemente (em no máximo 5 linhas) a minibiografia acadêmica dos mesmos (titulação acadêmica, instituição, programa de pós-graduação e/ou departamento, universidade...);

*Resumo/abstract: deverá conter entre 4 e 6 linhas, contendo três palavras-chave;

*Margens do texto: superior/inferior: 2,5cm e  esquerda/direita: 3 cm;

*Citações: até 3 linhas, junto ao texto. Acima de 3 linhas, em parágrafo específico, sem recuo de primeira linha, com recuo esquerdo de 4cm e sem recuo direito. Fonte ARIAL 10, espaçamento simples e com espaço de uma linha antes e uma linha depois;

*Notas de rodapé: a fonte utilizada ao longo de todo o corpo do trabalho deverá ser ARIAL, tamanho 10;

*Fotos, figuras e tabelas: deverão ser numeradas e apresentadas centralizadas, contendo referências, datas, e fontes. Deixar uma linha em branco antes e depois das mesmas.


IMPORTANTE: a Comissão de Seleção dos trabalhos reserva-se o direito de recusar qualquer trabalho fora das normas, critérios e prazos abaixo relacionados. Os textos serão analisados por 3 membros vinculados às comissões científicas e de organização do II SEMINÁRIO STUDIUM, vinculados a programas de pós graduação da Unicamp e de outras universidades.

Inscrições para ouvintes
Enviar mensagem com as seguintes informações: nome completo, email, telefone, endereço, instituição. Escrever no assunto “Inscrição Ouvinte”: seminariostudium@gmail.com

Dúvidas e informações para o mesmo endereço eletrônico.


Fonte: Divulgação

Palestra Processos Colaborativos: Cinema e Artes Visuais, no Santander Cultural

PROCESSOS COLABORATIVOS: CINEMA E ARTES VISUAIS


Desde o dia 03 de julho, sob a curadoria de Andreia Vigo, ocorre na Galeria Mamute (Porto Alegre), a exposição Processos Colaborativos: Cinema e Artes Visuais. A próxima atividade do Núcleo de Vídeo RS propõe uma reflexão sobre a relação entre essas duas abordagens através de palestra homônima com Adolfo Montejo Navas.
Nela, o curador e crítico de arte fará algumas aproximações críticas: o lugar da imagem em movimento e seu estado experimental, cinema expandido, vídeo e performance, e a relação entre cinema e artes visuais. Apresentando obras de Antônio Dias, Artur Barrio, Antoni Muntadas, Bill Lundberg, Arthur Omar, Paulo Bruscky, Marcia X, Cao Guimarães, Lívia Flores, Chang Chi Chai, Marta Biavaschi e Andreia Vigo.

Data: 13 de julho de 2013 (sábado) – das 14h às 17h.


Mediação: Niura Borges.

Convidados: Adolfo Montejo Navas e Sandra Rey.

Local: Santander Cultural (Sala Multiuso) - Rua Sete de Setembro, n. 1028.

Entrada Franca – sujeita a lotação.

Informações contato@galeriamamute.com.br e 51-3286.2615


Adolfo Montejo Navas nasceu em Madri (1954-) mora no Brasil há 20 anos, é poeta, crítico, curador independente, tradutor e artista visual. É correspondente da revista de arte internacional Lápiz, de Madri, desde 1998. Seus últimos livros são Anúncios (Katarina Kartonera, Florianópolis, 2012), O Outro Lado da Imagem e outros textos - A Poética de Regina Silveira (Edusp, S. Paulo, 2012) e Poiesis Bruscky (Cosac & Naify, S. Paulo, 2013). As suas últimas curadorias foram com Vera Chaves Barcellos, Liliana Porter, Iberê Camargo, Eduardo Haesbaert e Paulo Bruscky (2010/2012).

A programação 2013 do Núcleo de Vídeo RS é financiada pelo FUMPROARTE.

Fonte: Divulgação

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Programa redes de formação Bienal do Mercosul, mês de julho


Calendário 9ª Bienal do Mercosul I Porto Alegre – JULHO
Programa Redes de Formação

O Redes de Formação, um programa integrado para mediadores, professores e público curioso e interessado em arte e na 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre anuncia as atividade do mês de julho. Na programação estão palestras, Conversas de Campo e Labs de mediação. Veja os temas abaixo.
Mais detalhes e orientações de como participar em:

PALESTRAS
As palestras são debates abertos acerca de temas que dialogam ou tangenciam os projeto artístico e pedagógico da 9ª Bienal do Mercosul I Porto Alegre.

09/jul - Forças Gravitacionais
com Sofía Hernandez Chong Cuy, Flávia Charão e Marcia Barbosa
11/jul - Campos de Energia
com Lama Padma Samten e Ana Laura López de la Torre
25/jul - Choque térmico
com Rualdo Menegat e artista da 9a Bienal do Mercosul I Porto Alegre

CONVERSAS DE CAMPO
As conversas de campo são viagens de estudo, investigação e experiência de curta duração, para lugares que tocam conceitualmente os projetos artístico e pedagógico da 9ª Bienal do Mercosul I Porto Alegre. Têm como público-alvo educadores, curiosos e interessados em aprender com outras comunidades. As viagens acontecem das 8h às 18h, tendo cada uma tema e local específicos. Interessados devem se inscrever pelo formulário online disponível no calendário do website da 9ª Bienal. O transporte é oferecido pela Fundação Bienal do Mercosul.

19/jul - A transformação da matéria: do fóssil ao plástico
em Triunfo/RS

LABs DE MEDIAÇÃO
Os Labs de Mediação da 9ª Bienal do Mercosul I Porto Alegre são focados na formação dos mediadores que atuarão nas mostras e são abertos também a educadores, curiosos e interessados em aprender novas maneiras de pensar a arte e a educação e de estar no mundo. Interessados devem se inscrever pelo formulário online disponível no calendário do website da 9ª Bienal.

05 e 06/jul - Arco celeste: a ideia de refração na mediação
com Luciano Montanha e Roger Kichalowsky
12 e 13/jul - Descoberta e invenção I: a mediação como prática poética com Mara Pereira
19 e 20/jul - Da medida de um rio: a mediação da nascente à foz
com Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan
26 e 27 /jul - Descoberta e invenção II: educação como arte / arte como educação
com Jorge Menna Barreto

*Ao final do Programa, certificado com a somatória da carga horária referente às atividades realizadas por cada participante. Àqueles que necessitam justificar sua participação em uma atividade pontual, forneceremos um atestado, desde que previamente solicitado.

Mais informações
Projeto Pedagógico
9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
Tel.: 51 32547504
projetopedagogico@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br

Fonte: Divulgação

.
 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Curso de extensão: Princípios Teóricos e Práticos da Conservação de Fotografias
























Princípios Teóricos e Práticos da Conservação de Fotografias

Período: 26 e 27 de julho de 2013
 
Horário:
Sexta-feira das 18h às 22h
Sábado das 9h às 13h e das 14h às 18h

Carga horária: 12h

Inscrições até o dia 24/07

Local: Campus II  - O local será informado via e-mail antes do início da atividade.

Outras informações podem ser conferidas clicando aqui.