quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ópera Sinestésica na Pinacoteca

Projeto (Des)montagens realiza recital de canto e piano

Na sexta-feira, dia 13 de abril, a Pinacoteca da Feevale, localizada no Campus I, realizará um recital de canto e piano com a mezzo-soprano Ana Claudia Specht e a pianista Elda Pires. O evento, que acontece a partir das 21h, originou-se de um trabalho realizado pela turma de Teoria de arte moderna e contemporânea 2012/01, do curso de Artes Visuais, em parceria com o Movimento Coral da Feevale, intitulado Ópera Sinestésica. A apresentação integra o projeto (Des)montagens da Pinacoteca, que consiste de atividades realizadas no espaço nos períodos entre exposições.

O programa será composto por compositores estrangeiros, como Schubert, Schumann, Vivaldi, Haendel, Kurt Weill e Gershwin, e compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Ronaldo Miranda e Cláudio Santoro. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de realizar inscrição.

Sobre a Ópera Sinestésica:

A Ópera Sinestésica consiste de um exercício experimental em que os acadêmicos trabalharam as teorias sobre música, cor e forma de Wassily Kandinsky. Na primeira etapa, realizada em março, a turma experimentou a relação da música com a cor e a forma, escutando ópera em um aparelho de som. Sabendo que, para o pintor russo, tanto a cor como a forma podem ser equacionados com a música, a turma utilizou tintas e outras técnicas para explorar essas imprecisões, que falam de dinamismo, vida íntima e sonoridade interior. As cores e formas encontram uma ressonância objetiva na interação com a superfície da tela ou papel. Essa experiência deu origem a pinturas abstratas, cujas reproduções serão projetadas durante o recital.





Saiba mais:

Ana Claudia Specht - Mestre e doutoranda em Educação pela UFRGS, iniciou seus estudos de música na Fundação de Artes de Montenegro - Fundarte, no setor de educação musical. Seu aperfeiçoamento como cantora foi impulsionado em 1989, ao ingressar no Coral Unisinos, sob a regência de José Pedro Boéssio e técnica vocal de Lúcia Passos. Atualmente, é professora de técnica vocal e preparadora vocal do projeto de Extensão Movimento Coral Feevale e do Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento/POA. Também, na Feevale, atua como professora dos cursos de pós-graduação em Música e Arteterapia.

Elda Pires - Iniciou seus estudos de piano, em 1956, em Dom Pedrito, sua terra natal. Em 1967, transferiu-se para Porto Alegre, estudando Teoria e Percepção Musical, Harmonia e História da Música com Oscar Zander e piano com Telmo Locatelli. Lecionou na UFRGS e na Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Participa como professora em diversos cursos e como jurada em concursos. Atualmente, exerce atividade docente no Espaço 449, centro alternativo de música, em Porto Alegre. Desde 1999, atua como pianista acompanhadora na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário