domingo, 7 de abril de 2013

Professora do curso de Artes Visuais Lurdi Blauth apresenta pesquisa e exposição em Portugal e França



























Lisboa, Portugal – Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Congresso de Criadores sobre Outras Obras, 21 a 28/03/ 2013:
A professora Lurdí Blauth realizará a comunicação Impregnações pictóricas na produção artística de Clóvis Martins Costa, analisando algumas produções pictóricas realizadas pelo artista e professor do curso de Artes Visuais, que desenvolve sua pesquisa plástica através de ações em margens de rio como método de trabalho, operando intersecções entre a pintura e a fotografia.

Paris, França –  Blauth participa da abertura (28/03/13) do Salão 2013 de estampa contemporânea, organizada pela associação de gravadores Graveur Maintenant, Paris, França, que nesta edição bienal propõe a temática sobre a palavra Blanc, no Espaço L’Ermitage, da cidade de Rueil-Malmaison. A partir da palavra Blanc, (branco) artistas desenvolveram obras que propõem diferentes significados e reflexões através de diversas técnicas de gravura. Nessa exposição participam artistas de diversos países: Itália, Espanha, Brasil, França, Tunísia, Canadá, Finlândia, entre outros.

Lurdi Blauth realizou uma intensa pesquisa artística através de procedimentos técnicos da calcografia, utilizando matrizes de cobre para gravar formas, letras e palavras, com o intuito de criar imagens relacionadas com as palavras Branco, Blanc e Blanco. Nessas gravuras surgem relevos que remetem à cartografias que são percebidas pelas reentrâncias e sutilezas provenientes de impressões do branco sobre papéis brancos. Estes trabalhos são resultados parciais e estão relacionados com o projeto de pesquisa Imagem e Texto: inscrições e grafias em produções contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário