segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Atenção! Aviso Importante

Diariamente, estamos publicando notícias das atividades desenvolvidas pelo curso na nossa página do Facebook!
Curta, compartilhe e acompanhe as novidades!


Para acessar, clique AQUI

X Seminário Nacional de Artes Visuais II Seminário Nacional de Fotografia - Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões


Apresentação
O Seminário tem como objetivo estabelecer conexões entre as diversas áreas da criação, tendo como mediador as relações entre arte, espaço, imagem e tempo, debatendo a ampliação dos campos de atuação da arte, da educação em arte, do design gráfico, interiores e fotografia.

Público-alvo
Acadêmicos, professores, fotógrafos, designers, artistas, arte - educadores e comunidade em geral.

Identificação
Período: 22 a 24 de outubro de 2015
Horário: Quinta-feira: 17h às 22h15min | Sexta-feira: 14h às 22h15min | Sábado: 8h30min às 16h30min
Carga horária: 20h
Inscrição: Em breve
Local: Câmpus I 
Certificação: 75% frequência no evento e submissão de trabalho

Realização
Coordenação:  Profa. Caroline Bertani da Silva, Profa. Denise Blanco Sant Anna e Prof. Luis Henrique Rauber.
Promoção: Universidade Feevale – Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes |ICHLA| Curso de Artes Visuais e Curso de Fotografia.
Organização: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom


Maiores Informações aqui

Exposição Espaço Arte Um - Nair Pasquali


Abertura: 27 de agosto
Encontro com a artista: 27 de agosto, às 20h40min
Visitação: 27 de agosto a 17 de setembro
Local: Espaço Arte Um (Câmpus I - Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo)                                                                 

   
   O conjunto dos trabalhos apresentados nessa exposição constitui-se de narrativas encadeadas pela intensidade de uma manualidade que deixa transparecer os procedimentos empregados pela Nair, oriundos de sua forma de pensar e perceber o mundo.
      A artista, em seu processo de criação, busca lembranças e afetos que são entrelaçados com os fios da vida, bordando palavras/imagens que narram mensagens de sentimentos vivenciados.
     Nesses trabalhos, arte e vida encontram-se profundamente imbricados, são intensos, verdadeiros, anunciam cores, sonoridades, oposições entre densidades e levezas dadas pela linha.
      

   Uma linha que, ora produz caminhos por meio de ritmos lentos, leves e macios, ora traduz deslocamentos de um andar apressado, intenso e interrompido, que procura dar um novo sentido às percepções experienciadas nas pequenas coisas do dia a dia, que são evocadas através de agulhas, linhas, tecidos, tramas e cores.      
     No campo complexo da arte contemporânea, a função da arte é instigar para além dela. Evocar o outro a partir da visualidade de uma presença de algo que também punge e enlaça o espectador.

Formandos do Curso de Fotografia - Conversas: Interdisciplinaridade da Fotografia e possibilidades de Pós-Graduação


Exposição Pinacoteca - Isabel Sommer

Período: de 03 a 29 de agosto
Local: Pinacoteca Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo/RS)

• Encontro com a artista: 
Dia 03 de agosto, às 20h30min
• Projeções na galeria: vídeo, cultura e arte - módulo IV: 
Dia 12 de agosto, às 18h30min, com a Prof.ª Dr.ª Mara Weinreb.
• Ciclo de encontros: experiências profissionais do artista:
Módulo III - dia 08 de agosto, às 10h, com a Prof.ª Me. Alexandra Eckert.
Módulo IV - dia 29 de agosto, às 10h, com a Prof.ª Me. Alexandra Eckert.
    

 Para a exposição Acúmulos, Sommer, com um olhar atento e sensível, apropria-se da estrutura de um simples sachê de chá, cujo formato é modificado em uma dimensão maior para ser reproduzido 400 vezes. 
    Esses inúmeros sachês são pigmentados com terra, café e distintos chás pela artista, ao mesmo tempo em que são preenchidos e aromatizados com alfafa e hortelã. 
     Ao serem reordenados e suspensos nas paredes do espaço expositivo da Pinacoteca da Feevale, os objetos são deslocados da função original para o qual foram produzidos, assumindo uma significação poética, evocando memórias, lembranças e outras partilhas sensíveis (Rancière, 2009) que podem ser vivenciadas pelo observador. (por Lurdi Blauth)

Sobre a artista

     Isabel Sommer (Esteio/RS, 1964) é artista plástica, bacharel em Artes Visuais (Feevale, 2009) com especialização em Pintura, Gravura e Processos Híbridos (Feevale 2011. 
      Desenvolve pesquisa em pintura e seus diversos desdobramentos. Através da intervenção urbana ampliou o seu trabalho com novas experiências e incursões em espaços diversos. 
   Produções relevantes: Impregnações, Flutuações, Cuida-se, Toca-se, Empresta-se e Ando Sonhando. Participou de exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, São Leopoldo, Montenegro, Novo Hamburgo, Lajeado, Cachoeirinha e Florianópolis.