sábado, 11 de junho de 2011

Exposição ‘Quadrado do Espírito’, de Yara Baungarten



‘Quadrado do Espírito’, exposição de Yara Baungarten - egressa da pós-graduação da Universidade Feevale - reúne gravuras, serigrafias, vídeos e instalação com inspiração em obras de alquimistas. As obras da artista visual e jornalista aportam na Galeria de Arte da UCS, no Campus 8, entre 14 de junho e 06 de julho, em Caxias do Sul (RS). O evento tem abertura às 19h30 do dia 14 de junho, seguido de palestra com a artista.

Caxiense, Yara Baungarten expõe pela primeira vez em sua terra natal. A artista deu início ao projeto com uma série de gravuras, iniciada em 2007, que já foram exibidas em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Criciúma (SC). São monotipias que utilizam técnica da gravura em metal e fazem referência a trabalhos do alquimista Giordano Bruno. A exposição inclui também serigrafias em tecido em grande formato e três vídeos com animações de detalhes das gravuras, com trilha sonora do músico e terapeuta argentino Daniel Namkhay e edição do jornalista e escritor Rodrigo dMart. Mas a novidade da mostra é uma instalação que utiliza projeção de vídeos em tecidos, com a qual o público pode interagir, intitulada “Videotipia do Espírito”.

A curadoria da exposição é de Ana Zavadil, com apoio dos alunos de curadoria Flávio Drum de Almeida, Raquel Longhi, Simone Aguiar Dal Bosco e Suzana Pezzi, disciplina ministrada pela professora Mara Galvani. “Quadrado do Espírito” integra o calendário de eventos do Projeto Mostra UCS Campus 8  Cidade das Artes, organizado pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, com coordenação da Profa. Mara Galvani. A realização é da Universidade de Caxias do Sul, Pró-Reitoria Acadêmica, Centro de Artes e Arquitetura e, com o apoio do Arte na Escola/Polo UCS, Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura e Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (APROMONTES). “Quadrado do Espírito” é um projeto de Yara Baungarten, com produção e divulgação da Imagina Conteúdo Criativo.

Serviço do evento

Exposição “Quadrado do Espírito”, Yara Baungarten
Séries de gravuras, serigrafias, vídeos e instalação
De 14/06 a 06/07 - Galeria de Arte da UCS (Universidade de Caxias do Sul), Campus 8
RS 122, Km 69 s/nº - Caxias do Sul - RS
Abertura: 14/06, 19h30, na Galeria de Arte, seguida de palestra com a artista no Auditório Marelli
Site: www.ucs.br/ucs/extensao/agenda 

Sobre a artista: 
Yara Baungarten, 1981, natural de Caxias do Sul (RS), é artista visual, fotógrafa e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (FEEVALE). Em novembro de 2009, foi considerada Artista do Ano na categoria “Fotografia e Cinema” no 1° Prêmio Artistas Gaúchos, promovido pelo site Artistas Gaúchos. Sua série de monotipias Quadrado do Espírito foi exposta na Capital, em Novo Hamburgo e em Criciúma (SC). Quadrado do Espírito foi o tema de sua primeira mostra individual, que ocupou o T Cultural Tereza Franco da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em maio de 2008. Em 2010, montou a exposição e performance Duplas Pontas/Pontas Duplas, ao lado do músico e escritor Rodrigo dMart. Seu mais recente projeto de artes visuais chama-se Imagens Marionetáveis e trata da hibridação entre o teatro de bonecos, o vídeo e a fotografia. Este trabalho foi exposto na Galeria da ESPM, em outubro de 2010, sendo a sua segunda exposição individual.

Mais sobre Yara Baungarten:

www.imaginaconteudo.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário