sábado, 11 de junho de 2011

Projeto de intercâmbio virtual: Criando um Museu Contemporâneo

Inicia nesta semana o projeto Criando um Museu Contemporâneo, a partir da escolha de trabalhos segundo critérios que priorizem a produção de arte contemporânea através de suas múltiplas linguagens, alunas/os da Universidade Feevale em parceria com a Universidade de Passo Fundo irão elencar obras que deveriam fazer parte de um museu, assim, elas/os terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre arte contemporânea, bem como construir um acervo virtual de obras que possam ampliar seus conhecimentos de Estética e sobre Museus na contemporaneidade.

O objetivo geral é a realização de um percurso teórico-imagético-analítico que reflita sobre mudanças de paradigmas na arte contemporânea e nos museus. Desta forma se deseja abordar a questão arte e museu na contemporaneidade, sua constituição, funções e critérios e o contexto eletrônico onde as obras seriam inseridas oportunizando a análise e discussão entre pares (alunos de artes) conceitos, critérios da arte hoje e dos museus e sua interface com a tecnologia. Outros objetivos são experenciar práticas de museologia e museografia na contemporaneidade; adquirir maiores conhecimentos sobre arte contemporânea; realizar o exercício da escrita em arte a partir da construção de critérios que justifiquem a escolha das obras; e, promover o intercâmbio entre duas instituições de ensino formadoras de profissionais da área de artes visuais.

A iniciativa é da Profa. Margarida Pantaleão, do Curso de Artes Visuais, da Universidade de Passo Fundo. Por parte da Universidade Feevale, o projeto tem como responsáveis Caroline Bertani e Rosa Maria Blanca, professoras do Curso de Artes Visuais. As alunas da Universidade de Passo Fundo que participam são: Nathalia Brasil, Eveline Concatto, Jéssica Roman Pires, Thais Toazza, Juliana Martini, Karina Dill Migott, Sheila Almeida, Valquíria César Ponciano, Viviane Haack, Andrieli Cecconello, Lidiane Kleim Meira, Lucimara Cazagranda, Juliana Coldebella e Janice Deon. Da Universidade Feevale estão participando Ana Paula Schoninger Van Grol, Carina Mallmann, Cristiani Montemezzo, Cristina Morassutti, Diego de Menezes Dourado, Geisebel Konrad, Paloma Schneider, Patricia Trovo e Tereza Preussler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário